Comidas de Festa


O que servir na Festa de Aniversário?

Salgadinhos: Procure servi-los quentes e calcule uma média de quatro salgadinhos para cada convidado.

Sanduíches e Cachorro-Quente: Você pode optar por fazer sanduíches pequenos com recheios diversos, embrulhados ou servidos em uma bandeja. Outra opção são os cachorros-quentes, o molho deve ser esquentado na hora e pode-se optar por servi-los prontos aos convidados ou deixar com que se sirvam sozinhos.

Doces de festa: O mais famoso é o brigadeiro, que foi criado na década de 40, em homenagem ao Brigadeiro Eduardo Gomes. Ofereça mais opções como quindim, cajuzinhos, cupcakes, doce de leite ninho, pé de moleque, algodão-doce, suspiros, gelatinas e chocolates.

Bebidas: Refrigerantes, água mineral e sucos são as bebidas principais. As bebidas alcoólicas devem ser servidas de acordo com o tipo de festa e a quantidade deve ser baseada em, no mínimo, três copos por convidado.

Buffet de Festa de Aniversário: Caso você encomende comida de buffet, faça uma extensa pesquisa de mercado para avaliar qualidade e preço. Deguste os produtos oferecidos por eles como salgadinhos e docinhos antes de fechar o negócio. Combine antecipadamente um horário para a entrega da comida no local da festa. Imprevistos podem acontecer e os alimentos podem chegar depois dos convidados.

Bolo de Festa: O bolo é o item principal entre as comidas servidas em uma festa de aniversário. Você pode colocá-lo inteiro na mesa ou distribuir apenas os pedaços aos convidados. Caso você contrate uma boleira, faça isso com pelo menos 10 dias de antecedência. É importante deixá-lo na geladeira um pouco antes do início da festa, pois algumas coberturas e recheios precisam se manter geladas para não desmanchar.

Receita de Brigadeiro

Ingredientes

– 1 lata de leite condensado;

– 1 colher de sopa de margarina;

– 7 colheres de chocolate em pó de sua preferência;

– Chocolate granulado e forminhas próprias para brigadeiro.



Modo de Preparo

Em uma panela funda, coloque o leite condensado, a margarina, e o chocolate em pó e leve ao fogo médio. Mexa sem parar com uma colher de pau e cozinhe o doce até o momento que ele começar a desgrudar do fundo da panela. Espere esfriar e com as mãos untadas com margarina, faça bolinhas com todo o brigadeiro. Passe no chocolate granulado e coloque nas forminhas.

Bolo de Aniversário

Ingredientes do Bolo

Massa

– 8 ovos;

– 1 xícara (chá) de açúcar;

– 1xícara (chá) de leite;

– 2 xícaras (chá) de farinha de trigo;

– 1colher (sopa) de fermento químico em pó;

– 1xícara (chá) de castanha-do-pará;

– manteiga para untar;

– Farinha de trigo para polvilhar.

1º Recheio

– 1 lata de creme de leite;

– 1 tablete de chocolate meio amargo.

2º Recheio

– 1 lata de leite condensado;

– 1 vidro de leite de coco;

– 4 gemas.

Cobertura

– 4claras;

– 1 xícara de açúcar.

Modo de Preparo

Bata os ovos em uma batedeira e, depois, coloque o açúcar e bata mais um pouco. Reduza a velocidade da batedeira e acrescente o leite. Desligue quando tudo estiver misturado e adicione a farinha, as castanhas moídas, o fermento e misture novamente. Coloque a massa em uma forma redonda e leve ao forno pré-aquecido por 30 minutos. Quando assar, reserve.

Para o primeiro recheio, deve-se aquecer o creme de leite em banho maria e ir acrescentando o chocolate até a formação de um creme. Já para o segundo recheio, devem-se misturar todos os ingredientes e levá-los para o fogo baixo, mexendo sempre. Quando começar a ferver, deixe cozinhar por 1 minuto para engrossar a calda e retire do fogo.

Para a cobertura, o açúcar deve ser misturado com meia xícara de água e levado para ferver até que se tenha uma calda em ponto de fio. Enquanto isso, bata as claras em neve e quando estiver batendo, coloque a calda em fio assim que estiver pronta. Bata até que a cobertura esfrie. Corte o bolo em três partes e, em cada uma, coloque os recheios e o cubra com a cobertura de marshmallow.